Namoro: Rotina versus paixão e sentimento

9/11/2017 1 Comentários

      Olá, seja bem-vindo. Sou Gabriel Orcioli, CEO do Projeto Homem Superior. O tema de hoje é bem interessante e espero que te ajude a entender melhor certos aspectos d sua vida baseado no que sente. Antes de entrarmos de vez no assunto, é importante que entenda que o ser humano tem diferentes níveis mentais baseados em diferentes influências. O que descobri a um bom tempo atrás é que as pessoas que estão em um nível mental mais simples e comum, possuem enorme dificuldades para explicar certas situações. Sendo assim, tentam explicar conforme a sabedoria que possuem, e como sabemos, na maioria das vezes, falham e feio. 


      Uma dessas falhas é baseada em uma crença bem interessante, que é a de que o sentimento “dura pra sempre”. Essa é uma ilusão que geralmente ocorre baseado no que a pessoa sente no momento, principalmente se a pessoa está apaixonada. É muito comum que quando o sentimento ou a paixão começa a perder a intensidade, e a pessoa não sinta mais o que sentia antes, além de poder criar uma situação extremamente negativa com traições ou agressões, também faz com que a pessoa procure por culpados.

      Geralmente um dos culpados é a rotina. Essas pessoas acreditam que a rotina é principal agenda na diminuição daquilo que sentem. Esse tipo de posição é muito comum nos níveis mais básicos de mentalidade. A falta de conhecimento, obriga essas pessoas a procurarem uma resposta simples, para a dúvida que possuem no momento. Além disso a “dúvida” é algo terrível para essas pessoas, e lidar com o sentimento da dúvida, é ainda pior. Por isso precisam de respostas e respostas imediatas – mesmo que não seja uma boa resposta.

Resolvendo o problema

      A rotina pode influenciar na intensidade do que alguém sente, porém não é assim que o jogo funciona. Se duas pessoas estão apaixonadas por mais que façam as mesmas coisas várias vezes, continuam a fazer. O que significa que quanto mais intenso é o que sentimos, maior a tendência de repetirmos as mesmas cosias. Assim também funciona no oposto ou seja, quanto mais intensa é a dor e o sofrimento, mais evitamos repetir as coisas que nos fizeram sofrer, de tal forma que evitamos tudo o que nos lembre ou seja parecido com aquilo que nos fez sofrer.

      A conclusão mais lógica a se chegar é que o problema não está no exterior mas sim no interior do ser humano. Já foi comprovado cientificamente que os primeiros seis meses em que duas pessoas estão se vendo, a tendência é que a atração sexual seja intensa. Assim que iniciam um relacionamento sério, a tendência é que o que sentem se mantenha firme em média de 3 a 5 anos.

      Se parar para pensar perceberá que o que acontece com o ser humano é muito interessante. Mesmo que você deduza que é a rotina o problema, perceberá que mesmo que mude de rotina, não é o suficiente para fazer aquele sentimento inicial voltar. É possível fazer muitas coisas para apimentar a relação, porém não significa que a relação voltou a ser o que era antes.

Então, quanto mais intenso é o que sentimos mais longa e intensa é a relação?

      Acredito que na maioria dos casos a resposta seria sim. Está correta a afirmação de que quanto mais intenso é o que sentimos, além do prazer também ser intensificado, a tendência é que a relação dure mais – mesmo as relações baseadas apenas na tensão ou no alívio.

      O que acontece é que muitas relações desgastam o sentimento mais rapidamente. Existem muitas atitudes, posturas e ações, que facilitam que a intensidade do que sentimos, cai mais rapidamente. O que naturalmente interfere no período de tempo em que os dois estarão juntos. É muito comum as histórias de homens e mulheres reclamando que a relação terminou de uma maneira prejudicial. O interessante é que descobrirá que essas pessoas acreditavam que eram boazinhas demais, e que agora tem que ser cafajestes e megeras, cheios de cobranças. O que acontece é que criam outro problema na próxima relação. Quando eram bonzinhos, usavam de muito alívio. Depois que passaram por uma situação ruim, passam a fazer muitas cobranças, vitimismo, ou seja, invertem a polaridade, criando novos problemas por causa da tensão. Perceba como a falta de um guia ideal interfere nos níveis mentais da pessoa.

   O segredo revelado

      O segredo é que grande parte das pessoas entram em um relação na raça e na coragem. A intenção é reagir as situações. Se a situação é boa, então é comum que consigam lidar até que bem com a situação, porém quando a situação é ruim, bem, tudo pode se complicar além do que deveria.

      Quando entender que relacionamentos tendem a passar pelas mesmas fases, por problemas parecidos em diversas situações, entre outras coisas, perceberá que os relacionamentos continuam os mesmos, porém nós, baseado em nossas necessidades acabamos ignorando todo esse conhecimento que poderia mudar nossas relações.

      Estudar sobre relacionamentos é o que pode te ajudar a ter um bom relacionamento. Se todos os relacionamentos tendem a passar pelas mesmas fases, é importante entender que pessoas possuem níveis diferentes de mentalidades e problemas. O que significa que em muitos casos é melhor terminar a relação.

Um comentário:

  1. Amei este ebook sempre estou acreditando que este projeto é o melhor

    ResponderExcluir